G-HISTORY

1 dos melhores forums antigos!!!
 
InícioPortalGaleriaCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-seRádio Teko

Compartilhe | 
 

 D. CARLOS

Ir em baixo 
AutorMensagem
cobra
Admin
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 166
Idade : 55
Localização : açores
Emprego/lazer : motorista
Data de inscrição : 29/08/2007

MensagemAssunto: D. CARLOS   Qua Ago 29, 2007 7:59 am

Penúltimo rei de Portugal, filho de Luís I e de D. Maria Pia de Sabóia.


O seu reinado, que se iniciou em 1889, decorreu todo ele num ambiente efervescente e foi marcado por uma série de acontecimentos dramáticos:

- Ultimato inglês, motivado pelo célebre mapa cor-de-rosa»;

- revolução republicana de 31 de Janeiro;

- recrudescimento das lutas políticas entre republicanos, que aumentavam continuamente, e monárquicos, numa posição cada vez mais fraca;

- ditadura de João Franco;

-revoltas por todo o ultramar, desde a Guiné a Timor, e consequente repressão a que estão ligados os nomes de Mouzinho de Albuquerque, em Moçambique, Alves Roçadas, em Angola, e infante D. Afonso, na Índia;

- nova tentativa revolucionária gorada, em 21 de Janeiro de 1908;

- e, finalmente, em Fevereiro desse mesmo ano, morte de D. Carlos e de seu filho D. Luís Filipe, no Terreiro do Paço, alvejados a tiro por revolucionários.



Ficha genealógica:

D. Carlos nasceu no Palácio da Ajuda, a 28 de Setembro de 1863, recebendo o nome de Carlos Fernando Luís Maria Vítor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão e morreu assassinado em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908, sendo sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora. Casou em Maio de 1886 com a princesa Maria Amélia Luísa Helena (n. em Twickenham, na Inglaterra, a 28 de Setembro de 1865; f. em Versalhes, a 25 de Outubro de 1951), filha de Luís Filipe Alberto, conde de Paris e duque de Orleães, e de sua esposa, Maria Isabel Francisca de Assis, infanta de Espanha. Do casamento nasceram:

1. D. Luís Filipe (n. no Palácio de Belém, a 21 de Março de 1887; f. assassinado em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908; sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora). Chamava-se Luís Filipe Maria Carlos Amélio Francisco Vítor Manuel António Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Bento e usava os títulos reais de príncipe da Beira e duque de Bragança e da Saxónia. Foi jurado príncipe herdeiro do trono em Julho de 1901 e a partir de 13 de Abril de 1906 passou a fazer parte do Conselho de Estado.

2. D. Maria Ana (n. no Paço Ducal de Vila Viçosa, de parto prematuro, a 14 de Dezembro de 1887; morreu com poucas horas de vida; sepultada no Panteão Real de S. Vicente de Fora).

3. D. Manuel II, que sucedeu no trono.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
D. CARLOS
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (Fund. Carlos Chagas-SP ) Velocidade instantânea da partícula !?
» (Fund.Carlos Chagas) M.C.U
» MUITOS SÃO OS CHAMADOS - António Carlos / Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.
» Novamente Juntos - António Carlos / Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
» Antonio, Carlos e Paulo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
G-HISTORY :: ..::Reis, Rainhas e Presidentes de Portugal::.. :: Reis-
Ir para: